Saturday, March 3, 2007

Lavoisier: a verdadeira história

A minha experiência de vida aqui em Amesterdão tem sido verdadeiramente enriquecedora, não só porque tenho tido a possibilidade estar em contacto com visões diferentes da vida, como também, e não menos importante, tenhi vindo a conseguir aperceber-me de algumas verdades do passado da própria Humanidade.

Pois afirmo, embora as provas ainda não sejam sólida, que Lavoisier terá passado grande parte da sua juventude em Amesterdão. Estou a falar de Antoine Lavoisier, o pai da quimica moderna.


Nascido em 26 de Augosto 1743, e filho de uma abastadissima família, o jovem Lavoisier estudou nos melhores colégios de França. A sua paixão pela quimica terá sido em grande parte iniciada através de uma viagem de estudo que fez quando terminou o Colégio.

Na altura, os finalistas dos Colégios faziam viagens até sitios tropicais. A República Dominicana era, na altura, uma provicina espanhola, e o Brasil era português pelo que os jovens francêses iam, na sua grande maioria para uma Guiana, ou para o Canadá (que na verdade era um bocado frio e nada tropical mas parece que a cerveja era barata, tipo Estónia para os filandêses).

Consta que jovem Antoine, sempre sedento de conhecimento, pediu ao pai se ele o deixava antes ir para um sítio onde pudesse expansir as suas capacidades:

"Oh Senhor Meu Pai, poderei eu aproveitar melhor esta viagem de fim-de-curso e ir para um local onde possa expandir os meu horizontes? Eu preferia não ir para a Guina..."

"Oh Toninho, então não queres ir para a Guina? Então e as mulatas? Oh Toninho: olha que vais gostar! Já te contei daquela vez..."

"Senhor Meu Pai" - interrompe o jovem Antoine - "o senhor já me contou várias vezes essa história e como devo ter meios irmãos em todo mundo. Mas eu tenho vontade de aprender. Eu gosto muito de arte e gostava muito de ir a Amesterdão ver os quadros de Rembrandt..."


"Oh filho" - disse o pai que já estava habituado a estes remoques do filho que nunca o acompanhava à casa da Dona Fifi, uma das melhores "Clubes de Cavalheiros" da Europa - "eu acho que se queres ir ver momunentos tinhas melhores sítios, mas vai lá... Vai lá para os paises baixos... Raio do puto, que ainda me vai sair virado!"

E lá foi o jovem Antoine para Amesterdão. Recorde-se que Antoine veio mais tarde a casar com Marie-Anne Pierrette Paulze, de 13 anos, o que só comprova que as suas tendências desviantes começaram cedo. Pela actual moldura penal francêsa, Antoine apanharia de 5 a 10 anos de pena efectiva por pedófilia. Mas na época... era diferente!

Amesterdão era, já na altura, local que gozava de de um estatuto previligiado relativamente a certas mercadorias. Enquanto caminhava de um museu para outro, e sempre no âmbito da sua curiosidade científica, o jovem Antoine foi parando num dos diversos mercados de rua que enchem Amesterdao contacto com toda uma séria de produtos vegetais, pouco vistos em frança. Perante tal diversidade de produtos, e com um espirito científico aos saltos, o jovem Antoine começou logo a fazer experiências!

As primeiras experiências foram com combustão, e foram fulcrais para as descobertas que mais tarde efectuou, acerca do oxigénio. Antoine foi metodicamente queimando toda uma série de plantas, e estudou de perto os gases que delas emanavam. Terá passado nestas experiências cerca de uma semana, mas como ele próprio escreve tão eloquentemente nas suas memórias: "Dos avanços científicos e de toda a claridade espiritual que obtive nessa semana, pouco terá permanecido na minha memória, como que um anjo caído que é forçado a esquecer o caminho de volta ao céu." (in Lavoisier, Antoine, "Etéreas Memórias de Amsterdão", Paris 1792). Muito bonito...

Mas o jovem Antoine, enquanto os seus colegas de curso dançavam nas praias do pacífico, continuava as suas laboriosas experiências. Mas apesar disso Antoiene já estava a ficar mais espigadote. Tinha deixado crescer o cabelo e já não usava aquelas perucas ridiculas aos caracois. Além disso, passava grande parte do seu tempo numa zona da cidade com muitas luzes vermelhas, que segundo ele favoreciam a sua "sensibilidade ocular para a experimentação".

Numa dessas experiências, que envolveram uma espécie de cogumelos nunca vista em França, Lavoisier terá inadvertidamente enunciado a primeira versão daquela que foi quiça a sua maior contribuição para a ciência: o Princípio da Conservação da Massa!

De facto, eram cerca de 4 da manhã e Lavoisier, enconstado às grades de proteção do canal, a descansar da sua científica labuta, e enquanto olhava para uma montra de vermelho ilumindada, terá proferido:

"É pá! Amesterdão é do camano: nada te perde mas tudo te transforma!!


É isso aí oh Antoine, estavas quase lá!
E de facto o único sítio onde perdeste a cabeça foi na Bastilha!!

Cena marada :)

3 comments:

sonho_tipico said...

Amei! Mai nada!

Kabanellas said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Kabanellas said...

Para quem quiser saber mais acerca deste maior:

Antoine Laurent Lavoisier