Saturday, February 24, 2007

Trabalho... muito trabalho! E multicultural!!!

A razão pela qual vim para Amsterdão fui para trabalhar na tese de doutoramento com o grupo ILPS aqui da Universidade de Amsterdão.
O grupo é bastante numeroso com muitas pessoas a trabalharem em tópicos parecidos com o do meu doutoramento. Já pude conversar com vários colegas, já lhes fiz uma apresentação do meu trabalho e está a ser possível trabalhar com muita tranquilidade.

O Instituto fica no Parque da Ciência que é a 5 minutos de bicla da minha casa (ou menos se estiver a ser perseguido por uma betoneira psicopata). As instalações são partilhadas com o Instituto de pesquisa nuclear que contem algumas dezenas de investigadores. De certa forma sinto-me um bocado como o Homer Simpson que também trabalha perto de reactores nucleares e não faz ideias de como eles funcionam....


Tenho uma sala bastante ampla no primeiro andar do edifício e vejo da janela para o exterior, um jardinzinho que deve ser agradável no verão. Esta semana contúdo, chuveu bastante e nevou até um bocadinho.

Divido com outros dois dois estudantes de doutoramento: o Mahboob Khalid, de uma tribo do paquistão, e o Sylvain Renaudier que é um franciu de Lyon. São ambos uns porreiraços e eu tenho tentado falar em franciu com o Sylvain.

O Sylvain é uma espécie de "rastrónico", ou seja é um tipo que se veste um bocado à rasta mas por outro lado gosta de música electrónica e passamos o dia a ouvir mp3 e radio na net e a comentar as músicas. "Eh pah Luizzz! Curto esta muzik comó caráçás!" E eu digo-lhe logo "O meiur! Regarda lá esta!"...

O Mahboob é um tipo bastante diferente. Fisicamente, eu diria que ele parece um Pai Natal monhê, mas sem barba e bastante mais novo. Não sei se esta descrição foi boa mas eu sei que se daqui a 30 anos se souber que há um Pai Natal no paquistão, eu terei a certeza que esse personagem é o Mahboob.

Mas o Mahboob encerra toda uma série de mistérios mais vastos. Segundo o que percebi, ele faz parte de um grupo étnico do paquistão que professa uma religião diferente da oficial e por isso foram "expulsos" do país há uns anos e são hoje uma comunidade bastante grande em diáspora. Parece-me que são cerca de 20 milhões. Só muito recentemente é que lhes está permitido voltar ao país.

Soube também, por intermédio do Erik, que é um colega do Suriname (para quem não sabe onde é o Suriname, escusa de procurar perto do Nepal, ok?...:) ), que o Mahboob tinha-se casado recentemente! Com a particularidade que o casamento tinha sido realizado à distância, sem o Mahboob conhecer a noiva: a noiva foi escolhida pelos pais!!! Cena marada esta!!

Esta "multiculturalidade" é aliás alvo de orgulho o grupo ILPS. Noutro dia, um dos séniores do grupo (que tem um visual um pouco assustador, completamente careca e muito magro) estava a dizer ao almoço (almoçamos quase todos juntos, o que é muito simpatico da parte deles) que o grupo tem elementos de todos os continentes, das principais, religiões e das principais orientações sexuais...

Ficou tudo a olhar para ele, tudo calado, enquanto ele se ria sozinho!

Tudo calado...

Até que o Edgar, que é o tipo do grupo que deve passar mais tempo nas discotecas, disse logo (em inglês):

Oh Maior!!! Então diz lá quem são as lésbicas que eu quero saber!!!!!

Granda maluco, o Edgar!! Ganda maluco!!!!

No comments: