Saturday, February 10, 2007

Contributo para a História da Pirataria Holandesa

Tenho vindo a perceber que a holanda é terra de piratas! Já é assim desde o século XVII e como poderão verificar, ainda hoje há vorazes piratas na Holanda!

Uma das histórias que mais me tem impressionado acerca dos piratas (tenho feito alguma investigação) foi a de um tal Roche Braziliano. Este não era apenas mais um pirata que assaltava galeões trazendo ouro da américa do sul: era um cruel assassino de perna de pau (e foi possivelmente o verdadeiro inspirador do nosso Perna de Pau)!!

O nome Roche Braziliano provêm de Pedra do Brazil. Esta relação sustenta a hipótese defendida por alguns estudiosos da Faculdade de Letras da Universidade do Porto de que os Holandeses já andavam pedrados no século XVII e a traficar no Brazil. Mas o Roche era bem pior do que isso. A lenda diz que quando o Roche bebia uns copos e ficava bebado ameaçava de morte quem não bebesse com ele. Pior: ele tratava os prisioneiros espanhois com especial barbaridade: costumava cortar-lhes os membros e ponha-os a assar! A mim o que me preocupa é que eu agora vivo no meio desta gente. E por acaso confesso que depois de ler sobre o Roche perdi alguma vontade de comer salsichas por aqui não vá a receita ter perdurado desde o tempo dos piratas.... Mas o que vale é que o Jarmo não sabe disso por isso vou tentar impingir-lhe o meio quilo que tenho no frigorífico!!

Mas, ao contrário das salsichas (mesmo de espanhol), a vingança serve-se fria! É que eu sou agora um pirata ibérico na Holanda! Como seria de outra forma possível eu estar a escrever esta página ao sábado (depois de mais uma tarde na zona central)? Não estou num net café: estou em casa ligado à rede wireless do vizinho!!!! Estou a navegar à PALA!!! Tipo mesmo com uma pala de pirata no olho!!

Se calhar é mais um pacóvio branquinho que deixou a rede aberta!! Ou um Mohamed qq!....
Mas isso não interessa nada! Tenho rede wireless como nem sequer tenho no Porto! He he he!

Ass:
Barba Ruiva

No comments: