Wednesday, February 21, 2007

Triologia das Pequenas Vitórias 2: Truces Lavados!

Uma das coisas que mais me preocupava na vinda para Amesterdão era, por incrível que pareça, ter de lavar roupa ou arranjar forma de ela aparecer lavada! Neste últimos tempos em Portugal, habituei-me a viver no meu apartamento no Porto como quem vive num hotel graças aos serviços tão eficientemente prestados pela D. Elisa! Mas, das várias coisas possíveis que me poderiam causar ansiedade nesta vinda para o exterior (contam-se por exemplo: a almofada diferente, a falta de café de jeito, o quarto-de-banho tipo cabine telefónica dos anos 30, a inexistência das minhas bolachinha de pequeno almoço, etc...) a falta de uma solução fácil para esta questão era uma das minhas preocupações principais e diárias.

Na semana passada, tendo as minhas reservas de roupa quase esgotadas, decidi que era urgente arranjar uma solução. E a solução não iria passar por usar a mesma roupa interior várias vezes, recorrendo a um esquema de rotação com a roupa a estagiar 3 dias na varanda do meu quarto. O Jarmo tinha-me dito que havia uma lavandaria numa rua aqui próxima que só lhe tinha levado 5 euros por 5 kg de roupa. Porreiro... Chegava-se lá, deixava-se a roupa e passadas umas horas ia-se lá buscá-la!

Confesso que estava um pouco preocupado em levar a minha quase roupinha toda lá para a lavandaria... É que na semana passada ainda não estava assim tão entruzado com os turcos como estou agora ("Oh Maiormed!" é assim que eu agora chamo os Mohameds, uma mistura entre o seu nome e "Oh Maior!") e tinha medo de ver as minhas Levi's 501 a ganharem outras pernas e a desaparecerem....

Levei a minha roupa num saco plástico do Corte Inglês que trouxe de Portugal e lá fui andando pela Rua de Java até encontrar uma lavandaria. Esta lavandaria não era como aquelas que estamos habituados a ver nos filmes americanos. Não estava ninguém a ler um romance, enquanto espera que a roupa seja lavada ou secasse. Era mais simples: apenas as máquinas e um homem ao fundo à espera que alguém entre. Numa das paredes, estavam suspensas várias prateleiras cheias de sacos de roupa lavada. A outra parede era forrada a máquinas de lavar e de secar que laboravam a meio-gás.

O homem, de meia-idade e de pele escura, aproximou-se. Era simpático e sorriu imediatamente para mim. Perguntou-me se era para lavar, eu disse que sim: "São 6 Euros". Pensei que estaria a ser indrominado:então não eram 5 euros por 5 kilos? E eu nem 3 kilos de roupa tinha de certeza, porque não quis trazer a roupa toda não fosse o diabo.... Mas achei que não tinha condições para discutir: o que é mais 1 euro para ter a roupa limpinha! A verdade é que depois vim a saber que o Jarmo foi a uma outra lavandaria que havia mais à frente por isso não estava a ser indrominado.

Ao fim da tarde, voltei para buscar a roupa. O homem voltou a ser simpático comigo e foi-me buscar o saco de roupa. Que fixe. Roupinha lavada e bem cheirosa: um dos meus grandes problemas holandeses resolvidos!! E estava lá todinha! Sou mesmo desconfiado: desnecessariamente...

Hoje voltei lá, já com o Jarmo, para uma segunda recarga de roupa. Mas desta vez já levei os truces para lavar: é que da primeira até tinha vergonha.... :)

1 comment:

M said...

grande vitória...parabéns devo dizer que a história de repetir roupa interior sem lavar é assustadora.... medo