Thursday, February 8, 2007

O meu instinto não engana...

O Jarmo é um tipo fixe. E pelo que percebi não é benfiquista....
É lá de uma terriola nos arredores de Helsinkia onde está frio todo o ano e no inverno ficam -40C...
Falamos um bocado e ele ofereceu-me uns doces filandêses que ele tinha: uma espécie de gomas brancas com umas coisas lá dentro. Foi simpático. Aquilo sabia mal mas achei que era não era o momento certo para me sair com uma "O pá! Tu és um gajo simpático mas isto sabe mal como o caraças!...". Por isso comi. Em troca dei-lhe umas bolachas de aveia que não são umas bolachas quiasquer: são as minhas bolachas de pequeno almoço. Ele comeu duas e deve ter pensado "O pá! Tu és um gajo simpático mas isto sabe mal como o caraças!..." mas em filandês, claro! E assim fomos estabelecendo aquilo a que os técnicos chamam "male bonding". Passa por comer mal, arrotar em conjunto, dizer asneiras, etc.... mas ficamo-nos por comer coisas que não gostamos.

Uma das coisas que ambos concordamos é que o nosso quarto de banho não tem condições. Por isso na terça (anteontem) fomos comprar qualquer coisa que servisse de tapete e isolasse o chão frio e húmido. O quarto de banho é muito apertado: tem uma sanita e um chuveiro quase por cima da sanita. É mau, mas se fosse ao contrário acho que seria pior. Por isso, vai-se andando... Eu trouxe as minhas chanatas mas o Jarmo não deve ter umas porque acho que isso deixa entrar muita neve.... :)

Saímos para comprar isso e também umas a panelas, garfos, facas, pratos, copos e outras coisas mesmo urgente. O Jarmo já estava mais orientado do que eu e por isso lá me foi explicando onde ficam as lojas. Iamos comentando as coisas diferentes que viamos relativamente aos nossos países. Acabamos por entrar numa das ruas por onde eu já tinha andado e lá fomos vendo aquelas lojas que na minha opinião deviam também trabalhar no mercado negro de tráfico de orgãos... Achei aqueles gajos de bigodaça assustadores: muito piores que um GNR à moda antiga!

O Jarmo chamou-me atenção para umas "pizzas turcas"! Dizia que eram boas... E eram de facto. Por 1 euro comesse uma pizza pequena, cerca de 20 cm de diâmetro, enrolada tipo taco. Bastante boas. Cada uma morfou a sua enquanto iamos decidindo o que comprar e onde comprar...


Finalmente demos com uma loja onde o Jarmo viu aquilo que cria. Eu não quis interferir muito neste caso porque eu estava servido com as minhas chanatas e ele é que precisava do tapete. Eu decidi simplesmente alinhar. O tipo da loja era um paquistanês ou turco ou parecido que não falava inglês. "How much is this?" "Uone miter izz twe euros!" respondeu.... "OK! Corte aí um metro", disse o Jarmo enquanto morfava a pizza. Eu que estava cheio de fome acabei primeiro a pizza e entrei para ver o gajo cortar a coisa. Pareceu-me que um metro era demais e que 80 cm chegariam.... Pedi para o gajo cortar só 80 e ele foi simpático e curtou mais 5 cm. No fim peço-lhe: "quanto é, oh pá?" mas em inglês, claro... E o gajo responde-me "it'zzz eite". "Quanto?..." E o gajo: "eite"... O Jarmo entra e pergunta "O pá! Mas afinal não eram 2 euros o metro?" E o gajo "not tuu it'zzz tene"...

O cabrão do turco!!! Eu bem me parecia que aquilo era para ser gamado......

O Jarmo ficou em estado de choque!! Se calhar lá na Filandia isto não acontece. Parece que os turcos ainda lá não chegaram.... Nem os portugueses!!! He he he!!!

O meu instinto não engana!

No comments: