Friday, February 9, 2007

Estava vermelho.... mas era para avançar!!

Como de costume não consigo para quieto. Então decidi dar uma volta por Amsterdão by night! Fui andando, andando e quando dei por ela estava a ver luzes vermelhas por todo o lado.... Estava no Red Light District! Juro que foi completamente por acaso! Neste momento nem sei bem o que pense. Aquilo abalou as minhas convicções....

Nem vou escrever nada sobre o RLD agora porque estou baralhado e cansado. Deixo-vos só um excerto de um Herberto Helder que me foi enviado hoje por outro grande emigra (o Mike Bastos da Suiça) e que me parece que vem mesmo a propósito de tudo o que vi e que sinto. Reza assim:

"Um poeta está sentado na Holanda. Pensa na tradição. Diz para si mesmo: eu sou alimentado pelos séculos, vivo afogado na história de outros homens. E a sua alma é atravessada pelo sopro primordial. Mas tem a alma perdida: é um inocente que maneja o fogo dos infernos. Abre-se ao fundo da sua meditação holandesa um grande lago: a solidão, e em volta passeiam vacas. A Holanda agora é isto: vacas, e - no centro - o inferno, a revolucionária inocência de um poeta sentado.
- Por quem me tomam? - pode ele perguntar. - O que eu quero é o amor.
E sempre assim, sempre: cidades inexplicáveis no meio da terra ou prados imensos onde se tem medo. Prados para vacas, não para um poeta di-la-ce-ra-do por uma tormentosa inocência."

Herberto, eu também vi muita carne hoje aqui na Holanda.
Herberto, eu identifico-me contigo: a minha alma também foi atravessada por um sopro primordial...... Ou até mais que um!

Herberto, és o maior!
Um abraço do Canhoto......
O Jarmo também te manda uma abraço... e oferece-te um Super Salmiakki!!

No comments: