Friday, February 9, 2007

Sobre Male Bonding...

Decidi voltar a este assunto intrigante do male bonding enquanto estou a preparar o meu jantar: um arroz e umas salsichas Braadworst que têm um tamanhão que parecem pepinos albinos... Parecem boas...

O Jarmo é um tipo porreiro. Ele é matemático e está a tirar um doutoramento em lógica, o que faz dele um tipo muito coerente. A primeira coisa em que o gajo é coerente é que continuava a insistir em oferecer-me guloseimas filandesas que eu nem a um suíno daria... mas ele gosta e deve querer à força toda que eu também goste. É aqui que se levantam os problemas do male bonding.... Eu em jeito de brincadeira disse: "Oh pá! Esse coisa sabe a pasta de dentes! he he he..." Ri-me que era para o Jarmo não levar a mal. Ele ficou pensativo (é da lógica) e disse-me "Eh pá! Se calhar tens razão! He he he!" e riu-se! E isto é maravilhoso porque foi surpreendente. Mas ainda assim o gajo meteu mais duas pastilhas à boca! E riu-se.... E eu também! Resultado: male bonding!

Tenho de ir ver se as salsichas estão prontas! Venho já....



Para verem melhor do que eu estou a falar (das pastilhas, não das salsichas) têm aqui ao lado uma foto da embalagem das pastilhas que sabem a pasta de dentes. Até têm um lindo nome Super Salmiakki (acho que a versão original tinha sabor a salmão, dai o nome). Mas reparem: a fábrica da coisa chama-se "Fazer"....
Eu estou um bocado farto de andar a ter de lavar os dentes na pia da cozinha. Com um bocado de sorte convenço o Jarmo a deixar de cuspir pasta de dentes para lá e começar a comer mais destas pastilhas....

Mas o Jarmo é nórdico e isso tem algumas particularidades curiosas quando se refere a bebidas alcoólicas. Logo uma das primeiras coisas que me disse foi (em inglês, claro): "Oh pá! Sabes o que é que é fixe aqui?" "Eu não Jarmo... o quê?" retorqui. "É que aqui as cervejas são mesmo baratas, pá!" - voltou ele à carga com uns olhos esbugalhados e sedentos.... E eu disse "É pá! Não me digas..." que é uma das mais importantes frases do ritual de male bonding. No entanto, reconheço que foi um erro porque o encorajei a continuar. Ele normalmente é reservado e por acaso até nunca me interrompe e fica à espera que eu fale até ao fim para depois responder. Aliás, isso é uma coisa que me irrita porque ele deve estar à espera que eu faça o mesmo, mas isso para mim é impossível porque acho que duas vozes ouvem-se sempre melhor que uma...

Mas com isto da cerveja o gajo ficou possuído! E não se calava. "Oh Jarmo não achas...." "Oh Luís não tás a ver!!" (tudo em inglês) "Aqui compra-se uma grade de 24 cerveja por 6 euros. Oh pá: isso é quanto custa uma cerveja lá no fim do mundo onde eu vivo " (há aqui algumas alterações feitas pelo narrador porque ele não disse "fim do mundo" mas quando eu conseguir que ele me empreste uma fotografia lá do sítio vocês percebem o que eu quero dizer...). "Temos de ir comprar uma grade!" Vocês não estão a ver: nós praticamente não temos comida em casa mas o gajo acha que se alimenta de cervejas.... Deixá-lo!

Foi aí que ele começou a expandir-se... Eu acho que este tipo guarda profundos segredos!! Viram o "Blair Witch Project"?? O gajo mora num sítio assim.... Ah pois é!... Se eu desparecer: foi o Jarmo! Mas por enquanto ainda parece estar tudo bem....

Bem... E então ele começou a dizer-me "Oh maior! Sabes que lá na Finlândia o álcool é muito caro então nós apanhamos uns ferries e vamos para a suécia ou para a estónia onde podemos comprar bijecas muito mais baratas."... E eu "Ai é pá?" para lhe dar corda... E ele foi esticando: "E é muito fixe. São os cruzeiros do álcool como lhes chamam." "Não me digas pá"....

Mas continuou e entrou na parte mais interessante: "E não estás a ver o maior! As suecas são muito giras....". E eu logo "Ena pá! Conta lá!!!..." E ele logo "mas sabes onde é que gajas boas mesmo boas mas muito muito boas"... Eu ai confesso que fiquei pálido! Será o os gatos fedorentos já são um sucesso na Finlândia??? E o Jarmo " Mas mesmo boas ao ponto de uma gajo parecer uma ventoinha com a cabeça a girar para todos os lados".... E eu ia dizer "Será que é em Gond..." E o Jarmo logo "É na ESTÓNIA, pá!!! É na Estónia.... Alguns dos cruzeiros são até lá e nos compramos uma bijecas e depois vamos ter com as estonianas....."

Eu ai achei que devia começar a segurar o gajo porque daqui a nada estava a saber detalhes de casas de strip estonianas. Então desferi um golpe mortal para a conversa:

"Mas sabes o álcool não ajuda muito ao coiso, não sabes?...."

Ele parou.... Depois riu-se.... e eu também...

"Vai buscar mais uma cerveja oh Jarmo! És o maior!!! He he he!!"

"Tu é que és oh Saharmentou!!"

Há cenas do caraças: "male bonding"!.... :)

1 comment:

moakys said...

Eles não seriam um português e um turco...donde veio esse personagem que gosta tanto de falar como tu? E não é Gond..., é em Ermsi...