Thursday, February 8, 2007

O inesperado final do emocionante caso dos dois estudantes desaparecidos!

Pois encontro agora algum tempo para contar o final deste caso e também para levantar mais alguns misteriosos casos de um local onde toda a gente pensa que a terra é... plana!!!

Na segunda-feira passada sai para comprar um edredão e comida, por volta das cinco e meia. Deixei para trás um intenso mistério que não consegui resolver (há também outro que irei falar depois que tem a ver com a casa de banho....): o que era feito do iraniano e do benfiquista!?

A minha casa fica numa zona bastante central. Há varias ruas mais ou menos paralelas que saiem desta zona e vão em direcção ao centro da cidade. Decidi avançar por uma dessas ruas, tentando encontrar uma loja que me servisse. Na verdade, decidi vaguear um pouco para ver onde é que estava. Só tinha medo de me perder: nunca fui bom a orientar-me no escuro (refiro-me a ambientes exteriores, claro!) e ainda tenho em memória uma vez que tentei uma aventura semelhante em Birmingham e depois andei duas horas à procura do caminho de casa. Se na altura não tivesse sido ajudado por um paquistanês que estava a passear o seu pitbull, e que ia no outro passeio (eu obviamente não atravessei, tive medo que o cão me confundisse com um "bife"...), não sei o que seria de minha nessa noite.

É que os holandeses, tal como os inglêses têm o hábito irritante de fazer as casas todas iguais. É sempre tudo muito arrumadinho, tudo planeado, tudo com a mesma volumetria. É que em Portugal há sempre aquelas aberrações arquitectónicas que sempre servem para uma pessoa se orientar: "Ena! Que prédio chungoso! Ah! Já sei onde estou!!".... Aqui não dá para fazer isso! É como navegar em alto mar!

Fui andando, a noite estava cerrada, via-se muita gente a andar de bicicleta. Toda gente bulia de um lado para outra, parando numa ou noutra loja para fazer compras. Eu ia andando, tentando encontrar um loja de objectos de casa. O pior é que o "comércio tradicional" aqui é controlado pelos imigrantes do médio oriente (iranianos??) e, não sei se isto quer dizer que eu sou uma pessoa preconceituosa, mas senti-me tão seguro como numa medina em Marrocos. De facto, olhando para as lojas fiquei com um certo receio de entrar e ser assaltado lá dentro!! Isto é, eu estava a imaginar-me a comprar um coisinha qualquer e a ser indrominado pelos gajos!! Fui então andando para ver se encontrava uma loja que não parecesse tão perigosa. Com estas indecisões, e sem me aperceber, a hora de fecho das lojas (18h00) chegou e eu fiquei sem edredão!!


Decidi passar ao plano B! Pensei: depois logo me arranjo... o que é importante agora é comer bem! Porque se eu comer bem vou ter muita energia e vou conseguir produzir muito calor e por isso aguento a noite fria. E também tento, claro, ligar o aquecedor a gás que está na sala! Perfeito! Fui a um supermercado, que pelo que percebi só fecham às oito!

Uma coisa que vos posso dizer é que os preços de supermercado aqui são absolutamente iguais aos daí! A diferença é que estes tipos ganham o dobro ou o triplo.... Por acaso há algumas excepções: o tomate por exemplo é extremamente caro. Mas o queijo mozarella é a metade do preço.... Como não ia cozinhar, comprei tomate, pão, queijo, e também outras coisas para o dia seguinte.

Volto a casa e nada! Tudo igual! Decido fazer de comer, como e começo a pensar em como combater o frio. Tinha dois lenções. Não é muito mas era uma ajuda.... Tenho uma toalha de felpo. Grão a grão lá ia.... Mas não chegava.... Bem... posso sempre ficar com uma T-shirt, uma camisola interior, o pijama e dois pares de meias... e cuecas... e uns truces que a minha mãe lá me obrigou a trazer e eu agora bem vejo que foi bom a ideia (por acso fico bem de truces: pareço o Nuriev em palco....)

Enquanto arrumava as coisas ouço gente a subir as escadas. São várias pessoas!! É o iraniano e o português: será que dormem juntos!! Benfiquista paneleiro!! É melhor ter cuidado....

Abrem a porta. E aparece uma cabeça: um gajo com cabelo comprido, loirito! Deve ser o paneleiro do lampião!!

"Hi I'm Jarmo! You must be Luis!"

Ena! O gajo sabe o meu nome!? Sou conhecido entre paneleiros?? Mas isso é perigoso! E entram mais dois manfios loirinho. Olha... olha... os gajos são malucos....

"These are my friends: they are also from Finland but they came here just for a visit!"

Ah!! Caso resolvido!!!
Então é isso! Eu tinha recebido um mail de um estudante filandês a semana passada a perguntar-me se a casa era boa. Eu respondi-lhe que ainda não tinha chegado à holanda e que só estaria na próxima semana. Então ele é que é o "iraniano"! Os tipos da agência imobiliária confudiram tudo. A casa era a dividir por mim e pelo filandês. O verdadeiro iraniano já se tinha ido embora na semana passada e o outro português seria possivelmente eu! Eles contara-me duas vezes.

Espera lá.... Isso quer dizer que o benfiquista paneleiro seria eu?!?

PARA TUDO: nem BENFIQUISTA nem PANELEIRO!!!!

:)

3 comments:

sonho_tipico said...

Já sabes.... eu até de longe te dou na cabeça!... Eu não perdooo... OLHÓ COMENTÁRIO HOMOFÓBICO!
Mil beijos e... ai, é oficial: já me fazes falta cá!

Beijoca da Cris

Unknown said...

Para mim esta história ainda não acabou. O contarem-te 2 vezes até é plausível porque vales por muitos... Mas donde veio a ideia do benfiquista? Ele deve mesmo existir... Se calhar, o iraniano recrutou-o quando voltou para a célula lá na terrinha... Mas pode não ser mau, ainda pega moda e conseguimos reconquistar o país aos mouros!

Unknown said...

E já agora... o que são uns truces??? Se bem que talvez seja melhor nem saber... Pelo nome não pode ser bonito! Pelo sim pelo não talvez seja melhor manteres isso longe de mim... :-)