Sair à noite em Amesterdão é bastante caro. Não que as bebidas sejam caras, porque os preços são próximos ou até em certos casos mais baratos que nas lusitanas terras, mas uma ida à uma discoteca (ou um "Club" como aqui se diz) acarreta toda uma série de despesas "extraodrinárias"...
A primeira coisa é que se paga à cabeça 10 ou 15 euros. O problema é que esta quantia não dá direito à bebidas nenhumas: é só mesmo para podermos entrar no club. Aliás, não há cartões de consumo e as bebidas são paga no acto, o que em si não é mau e garante que se pode sair no momento em que se quiser.
Depois, há a salinha do cabide. Em PT raramente uso o cabide porque ou saio de carro e deixo o casaco no carro, ou nem sequer levo grandes casacos e consigo ver-me livre deles facilmente antes de entrar em algum lado. Aqui não é possivel andar sem casaco porque é um frio do camano à noite. Na prática, isso significa mais dois euros. Ou seja:já se vai em 17 euros e um gajo acabou de entrar.
Mas não acaba aqui: paga-se por cada ida ao quarto-de-banho! Em média 50 centimos. Pois... É tipo taxa moderadora nos hopsitais. Mas o esquema até é engraçado. A zona da casa de banho é explorada por um grupo de jovens (com 31 anos já me posso referir assim às rapariguitas de 20 aninhos e jovens imberbes) que cria um "club dentro do club". Ou seja, a zona é totalmente redecorada por eles, quase sempre tem música própria (com o seu próprio equipamento), e não servem bebidas mas vendem rebuçados. É bastante giro. Têm lá um pratito onde esperam receber as moedas dos mais aflitos. Também disponibilizam pentes, desodorizantes e outros acessórios e produtos de higiene pessoal para que não falte nada ao cliente do lavabos. Muito bom...
O problema é que eu nunca me tinha apercebido de quantas vezes é que um gajo vai mesmo ao WC quando está numa discoteca. É que se sai caro ingerir umas surbias, sai caro completar o ciclo da natureza e expelir o indesejado. Ora, se cada cerveja custa cerca de 2.50 Euros, na prática o preço passa para 2.75E ou 3.00E por cerveja se se incluir a respectiva finalização do ciclo. É incrival mas isto isto dá cerca de 15% de comissão ao grupo de jovens empresários da noite.
Claro, que os jovens empresários percebem que com esse preços estão a pedir para ser mitrados. E é facil. Um tipo entra muito depressa na casa de banho a fingir que está aflito (o que é que se pode fazer nessas situações, certo? ) e depois sai logo atrás de um pacóvio que põe lá a moedinha. É tudo tão rápido que eles não podem fazer nada. Eu já testei essa estratégia várias vezes e funciona. Aprendi com um Mohamed!
Mas para evitar serem muito mitrados eles propõem uma solução alternativa: paga-se um taxa única de 2E e pode-se fazer uso das casas de banho à vontade durante a noite toda... Ah! Que maravilha!
E até oferecem um cartão de cliente habitual, tipo os das milhas das companhias aereas: o cartão "Frequent Mijator". Quando chegas aos 10 litros oferecem-te um rebuçado e uma pastilha para incontinência. Com cartão Gold até podes lavar as mãos à saida... Isso é que é estilo!
Há cenas do caraças! Amsterdam by Night! :)
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
1 comment:
Anteontem por quase 3 euros, paguei para 2 pessoas, 2 sumos de compota, 1 sopa, 1 salada, 3 pratos (em Wrocław)
Post a Comment